Lidando consigo mesmo
O primeiro princípio do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, é esse:
Não critique, não condene, não se queixe.
Acredito que o autor tenha razão. Ninguém suporta aquelas pessoas que só sabem reclamar. As reclamações geram negatividade, é inevitável. As pessoas que baseiam suas vidas em reclamações, estão cobertas de pensamentos negativos. Elas nunca conseguem ver o lado bom das coisas. Você já viu alguém que se encaixe nesse perfil dar um elogio? Pois é, o verbo elogiar não faz parte dos seus dicionários.
Eu era assim, e às vezes, ainda sou. Atualmente, procuro simplesmente ficar quieto, ao invés de reclamar. Funciona? É claro! Além de as pessoas gostarem mais de você, pelo simples fato de não reclamar, suas conversas se tornam mais interessante porque quando você para de reclamar, suas conversas e seus pensamentos se tornam mais positivos.
Vamos dar um exemplo de mudança de pensamento: você foi mal naquela prova tão temida. Logo, tem duas escolhas, a primeira é reclamar que a prova estava difícil, que o professor é ruim, que você é burro, que tem dificuldade naquela matéria, enfim. Isso é só um jeito de tirar a sua responsabilidade. Foi mal na prova? Tem tal mudar o pensamento e se esforçar para ir melhor na próxima?
Evite ao máximo reclamar, além de ser prejudicial para você mesmo, é também para quem estiver conversando contigo. Pratique o pensamento de trazer as coisas para o lado positivo. Quando algo der errado, sente a bunda na cadeira e não saia de lá até encontrar o lado positivo daquilo.
Elogie. Você tem o hábito de elogiar? Que tal começar? Gostou daquela casaco do seu amigo? Diga que gostou e diga porque gostou! Gosta do sorriso da sua amiga? Diga. Não tenha medo de se expressar.
Lidando com os outros
Outro princípio do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas diz o seguinte:
A única forma de vencer uma discussão é evitá-la.
Portanto, siga-o. Geralmente, essas pessoas que só sabem reclamar, fazer isso por ter raiva do mundo. Não gostam de nada. Elas não querem ser contrariadas nas suas reclamações. Elas querem sempre sair por cima numa discussão (se é que isso existe).
Não perca seu tempo criando discussões com essas pessoas. Quando você ignora ou só concorda com as reclamações, a tendência é que essa pessoa pare de reclamar.
Resumindo, só concorde ou ignore o que essas pessoas dizem. Além de evitar discutir, você mantém seu estado de espírito em equilíbrio.
Resumo
Evite reclamar, procure ver as coisas pelo lado positivo
Ficar quieto é melhor que reclamar
O elogio é uma arma poderosa e pode servir de antídoto contra a reclamação
Evite entrar em discussões com pessoas que só reclamam da vida
Concordar e ignorar é mais eficiente do que discutir
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