Pular para o conteúdo principal

Como planejar e cumprir a sua meta de leitura para 2018


Introdução

Antes de mais nada, é importante que você uma noção prévia do significado de uma meta, sobretudo, quando se trata de uma meta anual de leitura. Poderíamos definir uma meta literária como "um projeto anteriormente determinado para alcançar um objetivo estabelecido". Traduzindo: ser capaz de ler exatamente o número de livros que você planejou no começo do ano. 

Por que as metas são importantes? 

Porque nosso cérebro trabalha muito bem com metas, desde que sejam precisas. Não adianta nada ter como meta "ler mais do que no ano anterior", o que importa é ter um número, em vez de "ler mais", mude para "ler tantos livros". 

Como criar uma meta de leitura? 

O que determina se uma meta será ou não bem sucedida é o senso de realidade de cada pessoa. Como é a sua vida? Você trabalha, estuda, faz algum curso? Quanto tempo livre você tem no momento? Quantos livros você leu em 2017? Quanto tempo você perde nas redes sociais?
Supondo que você trabalhe e estude, seu tempo de leitura será bem escasso, então, caso queira cumprir a sua meta, é importante que tenha um bom senso de realidade. Trabalhando e estudando, quanto tempo te sobra? A partir dessa noção de tempo livre que você pode começar a planejar a sua meta. 
Há casos em que a pessoa apenas estuda, tendo assim, bastante tempo para ler, desde que, é claro, use esse tempo efetivamente para ler, e não fique perdendo tempo nas redes sociais. Há também casos em que a pessoa só trabalha, tendo tempo para ler depois que chega em casa. Certo é que cada caso é um caso e cada um precisa se organizar para conseguir cumprir com os seus objetivos.

A meta em si

Após ter anotado (anotado mesmo, num pedaço de papel, não adianta só ter a ideia na cabeça) quanto tempo livre você tem, já é possível criar uma meta. Vamos supor que você estabeleceu que leria uma média de três livros por mês (algo em torno de dez dias por livro). Portanto, caso você comece a ler um livro de trezentas páginas, o ideal seria que lesse trinta páginas por dia. É importante que você cumpra de fato essa meta, que a tenha como a prioridade do seu tempo livre. Além disso, acredite, é muito mais efetivo ler as trinta páginas diárias do que inventar de ler cinquenta hoje e dez amanhã. O nome disso é consistência, e para cumprir uma meta de leitura, é necessário que se seja consistente. 

Lista de livros funciona?

Muitas pessoas fazem uma lista de livros fixa para ler no ano seguinte. O que indico nesses casos? Acredito que essa lista seja uma boa inspiração, desde que você não fique totalmente preso a ela. Ou seja, é bom ir lendo os livros dessa lista, mas se aparecer algum livro que você queira muito ler, não o deixe de fora meramente porque não havia o colocado na lista no começo do ano.

Sendo realista consigo mesmo

Voltando à pergunta do começo do post: quantos livros você leu em 2017? A sua meta deve estar de acordo com a quantidade livros que você leu no ano anterior. Por que? Porque o ano pode mudar, mas você ainda continua o mesmo. Então, muita cautela com a sua meta. Se você leu apenas dez livros, como quer criar uma meta para o ano seguinte de trinta e seis? Vá com calma, talvez vinte e quatro, para ler dois por mês. Caso você perceba que alcançou a sua meta prévia e deseja ler mais, é só aumentar o número de páginas diário, mas novamente, com cautela. Se você estava lendo trinta páginas por dia, não invente de ler oitenta, vá para quarenta, e assim por diante. 

A leitura diária é a cereja do bolo

Você quer mesmo ter uma meta de leitura? Leia a mesma quantidade de páginas todos os dias, até que se sinta seguro para aumentar um pouco esse número. Novamente, tenha consistência. Não deixe que a sua meta se perca. 
Entretanto, caso você tenha um imprevisto e realmente não possa ler naquele dia, refaça a conta, dessa vez, dividindo o número de páginas restante com o número de dias que ainda resta. 

Livre-se das inutilidades

É muito legal ver o cachorrinho do amigo amigo no Facebook, mas é péssimo para quem quer cumprir uma meta. Se você quer cumprir a sua meta, é necessário que você a tenha como prioridade. Quer ficar no Facebook, tudo bem, desde que o faça depois de ter cumprido a sua meta diária. Com o tempo, você verá que essas redes sociais não são tão importantes e que ler é muito melhor. 
Caso você esteja tempo problemas com as redes sociais a ponto de não conseguir cumprir a meta, aconselho a desligar o Wi-Fi até que consiga cumprir a meta diária. Lembre-se: problemas drásticos exigem soluções drásticas. 

Conclusão

Espero que essas dicas sirvam para que você consiga planejar e cumprir a sua meta de leitura para 2018 e que cada vez se torne um leitor melhor. Qualquer dúvida, estou inteiramente à disposição. Lembre-se que um faixa preta é só um faixa branca que não desistiu. 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo, Adriano! Posso ratificar de forma muito concreta todos os pontos que foram expostos, testemunhando que, em 2017, foi exatamente dessa forma que cumpri a minha meta literária. Nunca eu havia lido tanto e, consequentemente, colhido tantos frutos de conhecimento e prazer pela leitura!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que Charles Bukowski quis dizer com o seu Don't Try

Tanto em inglês como em português, o verbo tentar pode ser transitivo como intransitivo. No entanto, a frase do túmulo de Bukowski é transitiva, mas sem complemento. Ou seja, o verbo try em don't try precisaria de um complemento, como it , por exemplo. Obviamente, o autor fez isso de propósito, deixou a ideia de não tentar em aberto, não tentar o quê, exatamente? Eis o grande mistério.  Bukowski não era o tipo de pessoa que ficava se preocupando muito com as outras, sua principal preocupação era ter uma máquina de escrever para parir suas ideias. Tendo feito isso, ele se preocuparia em ter uma bebida, cigarros e talvez uma mulher ao seu lado.  Seguidor do lema "os homens mais fortes são os mais solitários", Bukowski não era o tipo de cara que se sujeitaria a ter sangue de barata, com ele, era na base do vai ou racha. Ter muitos amigos ou poucos não fazia a mínima diferença, já que sabia que apesar de tudo, a sua própria companhia era o mais importante.

É melhor deixar os livros deitados ou em pé?

Nesse post, falarei sobre como você deve guardar os seus livros. Sei que muitos não tem o espaço que gostariam para guardar seus livros, mas os guarde empilhados só em ÚLTIMO caso. Os livros estragarão se eu os deixar embilhados? Sim. Essa é a resposta, curta e direta. O motivo é simples: com o peso dos livros que ficam em cima, os livros que ficam em baixo terão as suas folhas, capa e lombada danificadas com o passar do tempo. E todos nós sabemos que os livros não são objetos baratos aqui no Brasil, então, podendo conservá-los, por que não? Outro fator interessante, será a dificuldade para pegar o último livro da pilha. Já viu como é chato ter que pegar aquele último livro da pilha? Às vezes vejo fotos de pessoas que fazem uma pilha de livros enorme, do tamanho de uma pessoa. Mesmo que só para um foto, não façam isso, estão estragando os seus próprios livros. Caso realmente não tenha jeito, empilhe os livros no formato de pirâmide, como na foto: O que é possíve

Como deixar os livros em pé mesmo tendo poucos livros

Hoje falarei para aquelas pessoas que estão começando a comprar livros e ainda têm poucos. Ou para aqueles que já têm muitos e por algum motivo deixam uma meia dúzia descartada num canto, empilhados.  Como organizar esses livros de uma maneira em que eles fiquem em pé, mesmo não tendo uma estante para apoiá-los? A resposta é simples: você vai precisar de algum pote antigo, copo, garrafa, enfim, algo que tenha peso suficiente para suportar o peso dos livros. Para tornar o objeto escolhido por você mais pesado, você pode colocar grãos de feijão ou arroz dentro do objeto.  Aqui vale também a criatividade. Uma garrafa ou um pote antigo podem ser reformados, pintados ou reciclados para ter uma aparência mais atrativa. Não tem muito segredo, nesse ponto, o mais importante é usar a criatividade para personalizar o objetivo da maneira que te agrade.  É perceptível como uma nova arrumação muda todo ambiente em que os seus livros se encontram, ficam até mais agradáveis de se a