Pular para o conteúdo principal

O mínimo que você precisa saber sobre a moda masculina

Introdução
O homem brasileiro se veste muito mal. Isso é uma verdade absoluta, são raras as exceções. E a pior parte é que erramos muito, e erramos no essencial.
Esse texto tem como objetivo te dar um ponto de partida, com dicas diretas e que com elas, certamente você vai passar a se vestir melhor, muito melhor.
Trago aqui os fundamentos básicos, separei três, que são fundamentais: tamanho, ocasião e bom senso.
                      
Tamanho
Esse é sem sombra de dúvidas, o maior erro cometido pelos brasileiros. Ignoramos essa regra, compramos a primeira roupa que experimentamos, nem ao menos nos damos ao trabalho de experimentar um número melhor. E esse é o segredo. Não importa se você é gordo, magro, baixo ou alto: com um tamanho inadequado, o máximo que você vai conseguir é parecer um balão.
Sempre experimente um número/tamanho menor do que o que você está acostumado, sempre. Por exemplo, se você usa G, experimente uma camisa M, ou se você usa 40, experimente o tamanho 38, você não tem ideia de como essa dica é poderosa. Fique no limite, entre o apartado e o confortável. Não deixe sobrar pano.

A importância do tamanho certo.

Costureira
Já ouviu falar nessa profissão? Não? Pois é, a partir de hoje, ela vai fazer parte do seu dicionário de maneira robusta. Sabe aquela calça que você adorava, mas depois que emagreceu, nunca mais usou? Nem tudo está perdido, as costureiras resolvem quase tudo. Apertam, fazem bainha/barra (depende da região em que você mora), apertam a cintura etc. Mais adiante, falarei sobre coisas que você pode e deve pedir para a sua costureira, não se preocupe. Ah, já ia esquecendo: caso você não conheça nenhuma, com certeza alguma mulher do seu ciclo social (incluindo a sua mãe) conhece uma costureira, pergunte, se informe.


Tênis de corrida
São bonitos, caros, têm um design moderno e quase sempre chamam a atenção. No entanto, provavelmente você os usa de maneira errada. Vai me dizer que você usa um tênis de corrida com uma calça? Trabalha com ele? Vai passear no shopping com um tênis de corrida? Passeia com a namorada com ele?
Tudo bem, não se preocupe. Todos nós erramos e podemos aprender com os nossos erros. Lembra que falei sobre ocasião? Esse é um ótimo exemplo. Tênis de corrida foi feito para correr ou para ir malhar! Se você usa seu tênis de corrida para fazer outra coisa, game over. Ninguém vai te ver como um cara elegante. Esse é um fundamento básico. Em breve falaremos de tênis para o uso cotidiano.

Não pague mico, eles servem para correr/malhar.

Sapatênis
Outra praga que está presente nos pés do brasileiro. O problema desse tipo de calçado é o seu solado. Já reparou como aquilo é frágil? Parece uma sapatilha feita para homens.
Esse tipo de calçado é melhor para o uso cotidiano do que um tênis de corrida, então, caso a situação esteja apertada, tudo bem em usar por enquanto. Mas assim que possível, compre um tênis de verdade.

Repare bem no solado.
Tênis
Ah, o bom e velho tênis. Esse sim é o cara que vai te deixar bem na fita. Solado de macho, ar clássico, combina com calça jeans, calça chino e bermudas. Se você quer comprar algo versátil, invista num tênis. Esse tipo de calçado te dá poder.
Obs: não falarei dos sapatos nesse artigo, pois os considero um item mais avançado e a ideia desse artigo é o essencial, o mínimo que você precisa saber para o uso cotidiano.

Novamente, repare no solado.
Meias
As meias devem combinar com o tênis ou com a calça. Ou seja, se estiver com uma calça preta, meias pretas. A cor não precisa ser exatamente igual, só precisa acompanhar a outra peça.
No entanto, meias brancas quebram qualquer encanto. Elas são permitidas em duas ocasiões: para correr e para malhar. Só. Lembre-se: tênis de corrida, meia branca. E você também já sabe quando usar o tênis de corrida, não é mesmo?
Você pode se perguntar então: e se eu tiver um tênis branco? Aí você pode combinar com a cor da calça. Ou mesmo fique com algo discreto, uma meia invisível ou cinza.
Se for médico e usar branco no look todo, essa é a única vez que usará meias brancas sem estar com o tênis de corrida.

Observe as combinações.

Calça jeans
Você tem uma calça jeans, todos nós temos. A calça jeans é um item sem mistério, basta que você siga os fundamentos. Ela precisa cair bem em você, se está muito larga, está na hora de ser levada na costureira. Você já viu aquelas pessoas com uma calça jeans enorme e que ficam parecendo um saco de batatas? É assim que você quer aparecer para o mundo? Espero que não. Aqui vale a dica do número na hora de comprar, sempre experimente um número menor, fique no limite. Sempre usou o número 40 mas já percebeu que está largo? Quando for comprar, experimente o 38. E caso você tenha alguma que esteja larga, leve na costureira, elas fazem milagres.
Evite uma calça com muitos detalhes, se você só pode comprar uma calça no momento, a melhor opção é uma escura e sem detalhes. Uma calça escura e bem ajustada combina com quase tudo. Se estiver perdido na hora de comprar, peça ao vendedor um modelo slim, sempre ficam bem no corpo. Não tenha medo de experimentar vários modelos e sair da loja sem nada. Senão gostou, procure na próxima. Roupa é um investimento.


Bainha/Barra
Outra coisa fundamental, algo inegociável. Comece a reparar nos homens pela rua, a maioria dobra a calça ou deixa do jeito que vem, ou seja, aquilo fica parecendo uma sanfona.
Aqui, você tem duas opções. Ou leva na costureira (esse serviço custa em torno de dez reais), ou faz em casa mesmo, vendo um vídeo no YouTube. Se estiver podendo investir nesse serviço, recomendo uma costureira, caso não, use o YouTube.

Ainda resta alguma dúvida?
Bermuda
Tem uma parte do seu corpo que você acha que é sagrada, não mostra de jeito nenhum. Me refiro ao seu joelho. Peguei pesado, não é mesmo? Não, não peguei. Você precisa perder a vergonha de mostrar o seu joelho se quiser vestir uma bermuda de maneira digna.
Nesse tópico, tenho algumas dicas interessantes. Sabe aquela calça que você não usa mais e nem ajustando usaria? Essa calça pode virar uma ótima bermuda. Eu mesmo fiz isso recentemente. Levei a calça na costureira e pedi para ela cortar bem acima do joelho. Essa é a regra: acima do joelho. Por que? Se você é baixo, como eu, se sua bermuda for abaixo do seu joelho, vai ficar com um cotoco de perna. Se for alto, vai parecer uma criança grande. Esse é o motivo para usar uma bermuda acima do joelho. E quando digo acima, pode ser só acima mesmo. Quando experimentar a bermuda na costureira, diga que quer bem acima do joelho.
Outra coisa importante que segue o mesmo fundamento da calça é que sua bermuda deve cair bem em você, caso esteja larga demais, mande apertar.
Usa aquelas bermudas de surf no cotidiano? Pare! Essa regra é a mesma dos tênis de corrida, simplesmente não servem para a ocasião. Bermuda de surf, só na praia.
Sabe aqueles bolsos que a sua bermuda cargo tem nos lados, na parte de baixo? Você já usou algum deles? Parecem pochetes, e você sabe, ninguém usa mais pochete. Dê preferência aos modelos mais limpos, sem tantos bolsos. Os bolsos dos lados e os traseiros já são mais do que suficiente. Alguma vez você já usou esses quatro bolsos? Aposto que não. Imagine usar seis.

Bermuda Jeans/Bermuda Chino
T-Shirts
Se você já leu até aqui, sabe mais ou menos do que eu vou falar. O mais importante é você se ligar no tamanho da camisa, caso contrário, vai ficar que nem um balão. Sempre experimente um tamanho menor do que o seu. Isso é fundamental quando se trata das T-Shirts. Usa M? Experimente a P também.
Gostou de uma cor que não seja tão convencional? Bom, desde que não sejam aquelas cores florescentes, tudo bem. Que tal começar a usar um verde escuro? Azul escuro? Rosa? Sim, rosa. Rosa é uma ótima cor para quem é branco.
Evite uma blusa cheia de cores ou muito estampada, aqui vale aquela regra do bom senso. Não se limite, mas também não exagere, bom senso. 

Você ainda duvida do poder do básico?

Roupa de academia
Se você chegou até aqui, com certeza já tem uma boa ideia do que eu vou dizer. Você deve se vestir de acordo com a ocasião. Academia, certo? Não é praia, ou seja, não vá malhar com bermuda de surf, como a maioria, só usando uma bermuda esportiva, você já vai se destacar do resto da manada. Aqui também vale as dicas anteriores, acima do joelho e sempre procurando o tamanho ideal e experimentando um tamanho menor. 
Com as camisas também não tem segredo, uma camisa de poliéster simples e bem ajustada, já vai te destacar. 


Considerações finais
Espero que com essas dicas, você consiga se vestir melhor, ter noção da importância do tamanho, da ocasião e do bom senso. Não é difícil se vestir bem, você só precisa seguir alguns fundamentos. Uma vez que domina esses fundamentos, tudo fica mais simples e com o tempo, você vai se destacar da manda. Espero ter te ajudado, meu amigo. Apesar de simples, essas dicas são muito eficientes. Um abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que Charles Bukowski quis dizer com o seu Don't Try

Tanto em inglês como em português, o verbo tentar pode ser transitivo como intransitivo. No entanto, a frase do túmulo de Bukowski é transitiva, mas sem complemento. Ou seja, o verbo try em don't try precisaria de um complemento, como it , por exemplo. Obviamente, o autor fez isso de propósito, deixou a ideia de não tentar em aberto, não tentar o quê, exatamente? Eis o grande mistério.  Bukowski não era o tipo de pessoa que ficava se preocupando muito com as outras, sua principal preocupação era ter uma máquina de escrever para parir suas ideias. Tendo feito isso, ele se preocuparia em ter uma bebida, cigarros e talvez uma mulher ao seu lado.  Seguidor do lema "os homens mais fortes são os mais solitários", Bukowski não era o tipo de cara que se sujeitaria a ter sangue de barata, com ele, era na base do vai ou racha. Ter muitos amigos ou poucos não fazia a mínima diferença, já que sabia que apesar de tudo, a sua própria companhia era o mais importante.

É melhor deixar os livros deitados ou em pé?

Nesse post, falarei sobre como você deve guardar os seus livros. Sei que muitos não tem o espaço que gostariam para guardar seus livros, mas os guarde empilhados só em ÚLTIMO caso. Os livros estragarão se eu os deixar embilhados? Sim. Essa é a resposta, curta e direta. O motivo é simples: com o peso dos livros que ficam em cima, os livros que ficam em baixo terão as suas folhas, capa e lombada danificadas com o passar do tempo. E todos nós sabemos que os livros não são objetos baratos aqui no Brasil, então, podendo conservá-los, por que não? Outro fator interessante, será a dificuldade para pegar o último livro da pilha. Já viu como é chato ter que pegar aquele último livro da pilha? Às vezes vejo fotos de pessoas que fazem uma pilha de livros enorme, do tamanho de uma pessoa. Mesmo que só para um foto, não façam isso, estão estragando os seus próprios livros. Caso realmente não tenha jeito, empilhe os livros no formato de pirâmide, como na foto: O que é possíve

Como deixar os livros em pé mesmo tendo poucos livros

Hoje falarei para aquelas pessoas que estão começando a comprar livros e ainda têm poucos. Ou para aqueles que já têm muitos e por algum motivo deixam uma meia dúzia descartada num canto, empilhados.  Como organizar esses livros de uma maneira em que eles fiquem em pé, mesmo não tendo uma estante para apoiá-los? A resposta é simples: você vai precisar de algum pote antigo, copo, garrafa, enfim, algo que tenha peso suficiente para suportar o peso dos livros. Para tornar o objeto escolhido por você mais pesado, você pode colocar grãos de feijão ou arroz dentro do objeto.  Aqui vale também a criatividade. Uma garrafa ou um pote antigo podem ser reformados, pintados ou reciclados para ter uma aparência mais atrativa. Não tem muito segredo, nesse ponto, o mais importante é usar a criatividade para personalizar o objetivo da maneira que te agrade.  É perceptível como uma nova arrumação muda todo ambiente em que os seus livros se encontram, ficam até mais agradáveis de se a